quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tico-tico-rei

             Tico-tico-rei

                                    Classificação Científica
Reino:
Filo:
Classe:
 Aves
Ordem:
SubOrdem:
Parvordem:
Família:
 Cabanis, 1847
Espécie:

Características 
Medindo cerca de 13,5 cm, tem tamanho semelhante ao tico-tico comum. O macho só exibe completamente seu belo topete quando está excitado ou ao cantar. 

Alimentação 
Alimenta-se de sementes, brotos, frutas, insetos. Desloca-se pulando no solo ou entre moitas e arbustos onde procura sementes, frutos e insetos para se alimentar. 

Reprodução 
Atinge a maturidade sexual aos 10 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, geralmente azulados, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. O ninho em forma de tigela é construído em arbustos fechados não muito longe do solo. É feito de gravetos e fibras entrelacadas e forrado com penas e outros materiais macios. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes. 

No Mato Grosso, Goiás e oeste de Minas Gerais aproxima-se do tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) encontrando-se com ele em certos locais e com ele hibridando-se. 

Hábitos 
Apesar de sua beleza o tico-tico-rei, não é uma ave que costuma chamar muita atenção, principalmente por causa de seu comportamento discreto e solitário. 

Vivem solitários a maior parte do ano, eventualmente juntando-se a bandos mistos de espécies granívoras (que comem sementes), mas na época da reprodução, que costuma coincidir com os meses quentes do ano, formam casais. 

Distribuição geográfica 
Presente em duas regiões separadas: 

1. Leste do Pará e Maranhão; 
2. Do Mato Grosso e Goiás ao oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Encontrado localmente também nas Guianas, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. 















         

Nenhum comentário:

Postar um comentário