quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ferreirinho relógio

 Ferreirinho relógio
                                 Classificação Científica
Reino:
Filo:
Classe:
 Aves
Ordem:
SubOrdem:
Parvordem:
Superfamília:
 Vigors, 1825
Família:
 Berlepsch, 1907
Subfamília:
 Tello, Moyle, Marchese & Cracraft, 2009
Espécie:



O ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum) é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae que recebe este nome vulgar devido ao seu canto que lembra o ato de dar corda em um relógio. É também conhecido como relógio, sebinho-de-dorso-cinza, sebinho-relógio e sibiti. 
O vivo contraste entre o cinza azulado escuro da cabeça com a parte ventral amarelo encarnado chama a atenção quando observado. O restante das partes superiores são lavadas de tom oliváceo, enquanto as penas longas das asas são bordejadas de amarelo. A cauda é escura, mas, vista por baixo, nota-se que as penas laterais possuem uma grande área branca na ponta. Os olhos são amarelo ouro, destacados contra a área mais escura da parte frontal da cabeça, quase uma máscara. Bico longo e chato, escuro e também notável.Ele mede 9 cm de comprimento.
O dimorfismo sexual é pouco aparente, restringindo-se a uma marcação esbranquiçada discreta no píleo, para as fêmeas (segundo Sigrist).
O canto origina o nome comum, parecendo com um relógio de mesa quando se dá corda. Canta o ano inteiro, bem como nas horas quentes do dia. O casal responde um ao outro, também aproximando-se de uma gravação do canto.
Reprodução e alimentação
Reproduz de julho a novembro. Constrói um característico ninho pendurado na ponta de galho fino, feito de restos de folhas, galhos finos e secos e painas.
Amarra e entrelaça os galhos secos, as folhas e as painas, que vão ser forradas dentro do ninho para aquecer os filhotes.
As folhas ficam por fora camuflando o ninho e os galhos são usados para deixar firme a estrutura do ninho. O material é colocado úmido e as partes aderem entre si, ao secar. Parte do material fica pendente, camuflando o ninho.
Esse material são as folhas e alguns galhos que não só camuflam mas aquecem os ovos ou filhotes e deixam mais firme o ninho. Característica entrada lateral com pequeno telhado protegendo.
Muitas vezes, o material de um ninho velho próximo é retrabalhado para a reprodução seguinte. Surpreende a resistência do ninho, aguentando chuvas fortes e ventos.
O ninho é muito bem trancado e não deixa a chuva entrar e nem o frio, é tão fechado que se você o abrir sentirá sair calor de dentro dele; calor que mantém os filhotes vivos sem passar frio, que normalmente são de 2 a 3.
Esse ninho tão bem feito, na maioria das vezes é grosso e tem em media de 1 a 2 cm de espessura, dependendo do clima é mais grosso ou mais fino dando a temperatura certa para os ovos e filhotes.

Hábitos
A distribuição da espécie Todirostrum cinereum ocorre do México à Bolívia, ao Brasil e às Guianas.
É um bom caçador de invertebrados no meio das folhagens da copa e baixa até 2 metros do chão. Alimenta-se de borboletas, mariposas, de insetos dípteros e lepidópteros – de tamanho pequeno ou médio, de aspecto frágil ou robusto e de colores generalmente apagadas. Ele é ativo o dia inteiro.
O ferreirinho-relógio poderia ser a ave símbolo da América Latina. Ele se faz presente do México ao Brasil, tendo sido avistado da Amazônia até Santa Catarina. Ele é característico de ambientes mais abertos, não ocorre em áreas extensamente florestadas, sendo muito comum em cidades. Vive escondido no meio da vegetação baixa e apresenta comportamento característico de movimentar a cauda lateralmente.

Obtido informações do site:http://chicosantanna.wordpress.com/2014/04/18/voce-conhece-as-aves-de-brasilia-conheca-aqui-o-ferreirinho-relogio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário