terça-feira, 17 de junho de 2014

Corvo

                                                                      Corvo

     



                              Classificação científica

 
C. corax
Características
·         Comprimento: 56 a 78 cm
·         Envergadura: 100 a 150 cm
·         Peso: 0.69 a 2 kg
·         Longevidade: 21 anos em estado selvagem, até 40 anos em cativeiro
Distribuição
Esta ave tem uma distribuição bastante ampla, podendo ser encontrada desde oÁrctico até aos desertos do Norte de África passando por algumas ilhas doPacíficoÁsia oriental e central, América do Norte e América Central. Na Europa Central existe uma população bastante numerosa nos Alpes, embora seja comum um pouco por toda a Europa.
Habitat
Com uma distribuição bastante ampla, esta ave pode ser encontrada numa grande variedade de habitats. Vive em quase todo o tipo de condições, à excepção das florestas tropicais. Geralmente preferem zonas pouco arborizadas ou bosques de arbustos. É ainda frequente em planícies, desertostundra pouco arborizada, florestas de montanha e zonas costeiras. Prolifera com bastante facilidade em zonas com forte influência humana, tirando partido da abundância de alimentos inerente à actividade do homem.
Reprodução
Estas aves vivem em acasalamento permanente, necessitando de um território bastante grande para se reproduzirem. Território que defendem da invasão de outros membros da espécie e em que geralmente permanecem durante toda a sua vida. Antes da Primavera os machos dão inicio às suas exibições nupciais, caindo em voo picada desde grande altura. Em meados de Fevereiro o casal começa a restaurar o ninho utilizado no ano anterior ou constrói um novo no caso de que este tenha sido destruído. O ninho, normalmente situa-se em árvores bastante altas, em rochas ou em edifícios altos nas cidades. É construído cuidadosamente com ramos e revestido por dentro de penas e materiais de forma a poderem suportar as frias temperaturas. A postura é de 3 a 7 ovos sendo a incubação assegurada exclusivamente pela fêmea durante os 20 a 21 dias que dura o período de choco. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e abandonam o ninho com aproximadamente 30 a 42 dias de idade, mantendo-se junto da família até ao Outono. Durante aproximadamente um ano vagueiam, até, que acasalam e se fixam num território para toda a vida.
Alimentação
O corvo-comum é uma ave omnívora caracterizada por um regime alimentar bastante variado. Com uma actividadenecrófaga bastante importante, tem como componente principal da sua alimentação a carne de outros animais. Alimenta-se de de cadáveres de outros animais, de pequenos mamíferos, insectoscaracóislagartosrãsvermes e outrosinvertebrados. Fazem ainda parte da sua alimentação: frutas, cereaisbagas e resto de comida humana, em zonas urbanas. Procuram o alimento geralmente no chão, sendo quase sempre as primeiras aves a chegar junto dos cadáveres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário